wp74145cfc.png
wpad1fee0d.png
Sobre  Karate Wado o fundador Hironori Ohtsuka Meijin
wp6c93e751.png
wp634b1e2c.png

Sensei Hironori Otsuka, fundador do estilo Wado, nasceu a 1 ° de Junho de 1892 em Ibaragi, Japão.

 

Aos seis anos de idade, e devido também à sua fraca compleição física foi aconselhado a aprender Artes Marciais.

Neste tempo tal pratica era muito aconselhada por médicos especialmente a crianças mais fracas para o seu sadio desenvolvimento corporal.

Começou a treinar jujutsu com o seu Tio materno e mais tarde sob a orientação do Mestre Tatsusaburo Nakayama, do estilo Shindo Yoshin Ryu jujutsu.

Aos 29 anos é atribuído um Menkyo Kaiden e escolhido para ser o sucessor do mestre Nakayama.

 

No ano seguinte, após presenciar uma demonstração de Tode, uma nova arte oriunda de Okinawa, realizada pelo Mestre Funakoshi, iniciou a sua prática com Funakoshi Sensei.  O Estilo que conhecia, Shindo Yoshin Ryu Jujutsu, já era caracterizada pelo amplo uso de atemi, batimentos como murros e pontapés, mas a nova arte de Okinawa fazia muito mais uso deles e de uma forma bastante diferente e interessante para o mestre Ohtsuka.

Simultaneamente especializou-se no tratamento de fracturas e outras lesões típicas de Artistas marciais.

 

Após ter praticado diversas artes marciais,sendo o mais relevante a sua pratica em shindo Yoshin Ryu Jujutsu e o seu treino de okinawa Tode, mais tarde chamado de Karate (com o Mestre Funakoshi, choki Motubo e Sensei Mabuni), percebeu a correlação existente entre elas e fez uma síntese e criou seu próprio estilo,que foi registado inicialmente na Butokukai como Wado Ryu jujutsu Kempo, mais tarde passaria a ser designado de Wado-Ryu Karate-do.

Registado inicialmente na Butokukai ( federação Japonesa de Artes Marciais ) como Wado Ryu Jujutsu Kempo e tendo dado o seu estilo como descendente da linhagem yoshin-ryu, em 1934 o grande mestre Hironori Ohtsuka Funda a Wado-Ryu e em 1940 cria a Wado-Kai para dar suporte ao desenvolvimento, ensino e divulgação do estilo, por ele criado, WADO ( a Via da harmonia ).

O Karate Wado Ryu, é primeiro estilo verdadeiramente japonês.

 

Entre outras inovações, criou Jiu-Kumite (combate-livre), e vários trabalhos de Kumite, como o Kihon Kumite algo inesistente até então nas artes de Okinawa onde apenas se praticavam Katas isolados e não Kata com um adversario como é tradicional nas artes mais relacionadas com o japão Feudal (Jujutsu, kenjutsu, etc.) e através do estabelecimento de métodos de aplicação da técnica aprendidas no treino formal em situações de luta bastante próxima do real foi o percursor do Kumite de Karate.

Por suas contribuições às artes marciais foi condecorado, pelo governo japonês, com a quinta ordem do mérito (cordão do sol nascente) e a Federação Internacional de artes Marciais concedeu-lhe o Décimo Dan em karate-do, status até então atingido apenas por  Kyuzo Mifune do judo e Hakudo Nakayama do Kendo.

 

O grande mestre Hironori Otsuka faleceu a 29/01/82 aos 90 anos de idade, após o seu treino Matinal, quando ainda praticava e ensinava o seu belo e popular estilo, já difundido em todo o mundo.

 

Sob o aspecto técnico o Wadô-Ryu diferencia-se de outros estilos por apresentar a fusão das técnicas de karate e jujutsu com a predominância para a utilização de esquivas e nagewaza (projecção) ao invés da defesa por bloqueio direito.

Os ataques processam-se simultaneamente à defesa aproveitando a própria força do adversário de forma a obter o máximo de eficiência com o mínimo dispêndio de energia.

Caracteriza-se pela utilisação nas suas tecnicas dos principios de: SABAKI e NAGASHI (esquiva) , OSHI (empurrar) , HIKI (puxar), IRIMI (invadir) , TEN-I (mudar de posição) , TEN-TAI ( girar do corpo ) e TEN-GUI (mudar a técnica).

todas elas foram incorporadas nos treinos de YAKUSSOKU KUMITE (luta combinada) e nos katas com parceiro criados pelo Mestre Ohtsuka.

 

Os princípios dos movimentos são em sua essência naturais, e seguem princípios existentes em jujutsu e Kenjutsu. Favorecendo, mobilidade, flexibilidade, velocidade,  e a maior eficiência possível da utilização da força de cada um.