I Seminario de Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu Jujutsu em Portugal. (TSYR).
Nos dias 09/10 e 11 de Abril de 2010, Sensei Toby Threadgill veio pela primeira vez a Portugal ensinar. Num estagio organizado e da responsabilidade do study group Português de Shindo Yoshin Ryu.
O local onde decorreu, a Escola Superior de Policia Judiciaria e Ciências Criminais, não poderia ter sido melhor escolhido. Instalações excelentes, com espaço e equipamento adequado, estacionamento, numa zona calma e com um fantástico jardim. Até o tempo colaborou, com temperatura amena, sol firme e céu azul. Os Kami tiveram atenção e quem sabe também deram uma mãozinha divina. Lol Tudo o necessário para a sensação de calma e alegria e para nos podermos dedicar ao treino com entusiasmo. Para alem dos agradecimentos necessários à Instituição, devemos um agradecimento especial ao nosso amigo Pedro Sousa pela sua colaboração e ajuda indispensáveis.
Foi uma operação logística complexa para os sponsors do Study Group ( The Pinto Brothers, HAHAHA). Mas esta missão foi um sucesso e os objectivos completamente atingidos. O Seminário contou com a participação de 25 pessoas. Um número excelente para os padrões de ensino pretendidos na Kai. E ficamos bastante felizes com as varias presenças de amigos vindos de fora de Portugal. Estiveram presentes, para alem dos membros e praticantes Nacionais, membros da Shinyokai vindos dos Estados Unidos da América ( Califórnia e do Colorado), Alemanha (Badenbaden e Sarland) , Espanha (Maiorca e Ronda) e Argentina (Buenos Aires).
O estagio foi bastante produtivo e foi possível estudar em profundidade alguns campos do curriculum, menos usuais nos seminários, como por exemplo desarme de espada e defesa contra subtracção de espada. Isto para alem do Bato, Teodoki, Nairkinogyo e kenjutsu e jujutsu, obviamente.
No final do Seminário, Sensei Toby comentou a evolução dos praticantes de Shindo Yoshin Ryu na Europa e reconheceu o seu empenho e dedicação ao Ryu. Os Koryu são artes, muitas delas, moribundas, e como tal a existência de praticantes empenhados e tecnicamente dotados de capacidades e possibilidades de aprenderem o curriculum da escola, é gratificante e permite ter esperança na sobrevivência da Takanura Ha Shindo Yoshin Ryu.
Foi opinião dos presentes que foi um excelente seminário, e a alegria de todos durante
as aulas e fora delas, era visível e notória. A opinião de que a boa organização
do seminário e a forma como decorreu, mencionada por todos, é para o study group
português motivo de orgulho. Tudo fizemos para que os nossos amigos pudessem usufruir
da melhor forma do tempo passado em Portugal e que todos tivessem as melhores condições
possíveis para treinar, mas também para confraternizar e divertir. A Shinyokai é
um grupo pequeno mas coeso. E consideramos todos como amigos que infelizmente não
temos possibilidade de ver de uma forma mais regular. Assim, os jantares tornam-
Os nossos agradecimentos a todos não apenas pelo apoio e colaboração, mas pela vossa amizade sincera que tentamos retribuir da melhor maneira, e, na medida do que nos é possível , da melhor forma que sabemos.
Arigatogosaimashita