Tais valores não são únicos ou exclusivos do guerreiro Japonês, Infelizmente estão mais longínquos ou esquecidos na cultura Ocidental. Mas todos conseguem relacionar estes valores como bons e seremos pessoas melhores se os tentarmos aplicar.

 

Fundamentalmente são os antigos códigos de Cavalaria Guerreira, que existem desde Sempre. Em todas as zonas do globo, em todas as culturas, em todos os tempos. Esta matriz fundamental existe e simboliza um ideal. Com diferenças certamente, mas com muitas semelhanças e pontos em comum. Cabe a cada um de nós manter esse ideal, indefinível em palavras, vivo! Hoje e para o futuro!

 

Yu-Coragem, Jin-Gentilesa, Gi-Justiça, Rei-Cortesia, Makoto-Verdade, Chu- Lealdade, Omare-Honra.

 

Para a Bushikai as Artes Marciais não são um desporto, uma actividade física, um conjunto de técnicas, uma filosofia, uma família ou uma cultura exótica. São tudo isto e mais!

Acreditamos nos valores encerrados  nesta via, e que sobrevivem ainda, são imprescindíveis. São cada vez mais necessários e acreditamos que não devem ser perdidos.  Como tal, estudar, aprender, melhorar, transmitir tendo como base o Budo ou o Bujutsu é importante. O Bushido ensina que devemos aprender com tudo e todos escolhendo o que achamos bom e rejeitando o restante.

 

Conhecer as artes da Guerra e não as da Paz  é falta de sabedoria. Conhecer as artes da Paz e não as da Guerra é falta de coragem.

Como tal é necessário conhecer ambas para sermos melhores como seres humanos. Um guerreiro sabe o que é dor e sofrimento, e só recorrerá à guerra como o ultimo recurso. Isto é algo bastante claro, mesmo no livro sobre estratégia  SunTzu - A arte da Guerra. Em todo o caso, um recurso, e que pode ser escolhido e utilizado se necessário. Se não tivermos esse recurso, essa possibilidade, essa capacidade, estaremos obviamente mais fragilizados e numa  posição mais fraca para nos defendermos. A nós, a outros, ou aquilo em que acreditamos.

 

Mas, mais do que Lutar é a forma como se Luta. A Bushikai acredita em princípios e na sua aplicação. Sejam eles técnicos ou outros e a aplicação e cultivo destes princípios é o que deve diferenciar um praticante de Artes Marciais de um atleta ou de uma pessoa que não pratica Artes Marciais.

Quando um guerreiro não pratica estes valores, deixa de representar algo de especial no ser humano. Não será um cavalheiro, um exemplo, um líder, algo nobre e a sua nobreza apreciada e acarinhado por todos com respeito e admiração.

Será apenas alguém que luta. Seja ou não bom a fazê lo. Ambicionamos  algo melhor e maior do que nós mesmos. Uma Paz verdadeira. Só um guerreiro escolhe a Paz. Os outros estão condenados a ela. Na Bushikai não pretendemos encontrar seguidores, mas formar líderes. Pessoas capazes de fazer essa escolha e de serem senhores do seu destino.

 

Cavaleiros, Guerreiros, Samurais no século XXI. Uma utopia? Talvez... Antiquado? Provavelmente... Desnecessário? Bem... Nos tempos que correm, sermos capazes de nos defender ou a outros, lutar pelo que acreditamos, e ter  capacidade para o fazer, mas com a consciência do que isso implica e quais são os seus custos, foi e será sempre necessário.

O mal prevalece quando os homens bons olham e nada fazem. Na Bushikai acreditamos que se conseguirmos que cada pessoa seja um pouco melhor, como ser humano, o mundo será melhor.

“ Se conseguirmos melhorar, por pouco que seja, cada pessoa, conseguiremos melhorar o Mundo”.  Assim é em tudo. A diferença em relação a outras áreas, é que pretendem promover a melhoria de uma forma específica e nas Artes Marciais de uma forma holista onde todos os aspectos do ser humano são igualmente importantes. Corpo, Mente e Espírito. De nada serve ser um excelente atleta se não temos capacidade para pensar ou entender. De nada serve a inteligência e o conhecimento se não existe sabedoria na sua aplicação. De nada serve a filosofia sem se não tivermos um corpo capaz de lhe dar forma.

O importante é o que se é e não o que se tem.

Pensamos que a pratica de Artes Marciais, o Budo,  é importante para o desenvolvimento das pessoas. Para o seu desenvolvimento como um todo. Para aspirar a ser algo que não é definível, quantificável ou qualificável. A ser algo que será o melhor que encontram dentro de si próprios. A ser e não a ter.  

É para isso que trabalhamos, é nisso que acreditamos, é por isso que lutamos.

 

For the weak of heart we will be strong,

To the defenders of faith we will belong,

Till the last of us fight till we die,

Brothers in arms,

We are

Bushikai

 

Bushikai - Instituto de Artes Marciais

é uma organização dedicada á prática e divulgação das Artes Marciais Japonesas.

O nome Bushikai significa Associação de Guerreiros. Os Bushi, Guerreiros, eram os Homens que praticavam o Bushido, a Via do Guerreiro. Como tal pretende a Bushikai prosseguir o mesmo objectivo. Artur e Marco Pinto membros seniores e fundadores da Bushikai dirigem  o instituto e ensinam os Ryu ‘s praticados na Bushikai - Wado-ryu Karate, Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu Jujutsu e Iaido.

Sem outras politicas ou interesse que não seja a genuína procura desta via, que encerra, não só as artes/técnicas da Guerra e do combate, mas também  os valores que são a coluna onde assenta a personalidade de um guerreiro. O Bushido.

 

 

Codigo Bushido
wp1cda4290.png